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6 de set de 2013

[Artigo Oficial] A História da Coleta de Informações


Resumo:  A CipSoft e, em especial, os Community Managers coletam e avaliam as informações e o feedback da comunidade do Tibia. No entanto, este processo nem sempre foi como é hoje. Se você está curioso em saber como a CipSoft iniciou a coleta de informações, nós o convidamos a continuar lendo!

Para qualquer empresa de desenvolvimento de jogos, coletar informações relevantes ao jogo com quem o joga é uma sábia decisão e demonstrar seu interesse pelo que o jogador tem a dizer.

No começo, você pode até seguir apenas suas próprias idéias. Mas, com o tempo, só isso não basta, você precisará saber de coisas como: para quem você está desenvolvendo o jogo; quem você atrai com seu jogo; quem você pode considerar como grupo alvo; e, o que os seus jogadores realmente estão fazendo no jogo.

É importante saber do que eles gostam e do que não gostam e quais os diferentes problemas com os quais se deparam. Obviamente, o objetivo é oferecer uma boa experiência de jogo para seus clientes. Eles só continuarão jogando se estiverem gostando do jogo.

In-game, nós coletamos automaticamente muitas informações estatísticas que podem ser analisadas e avaliadas. Além disso, hoje em dia, existe na CipSoft uma equipe inteira responsável por coletar mais feedbacks, esses comentários nos proporcionam informações muito mais sensíveis e complexas do que qualquer outra ferramenta automática.

Por exemplo, nossos Community Managers acompanham discussões entre jogadores nos fóruns e fansites para terem uma noção das tendências gerais da comunidade e buscarem a opinião dos jogadores: o que os incomoda no jogo, nas mudanças recentes e, até mesmo, o que eles realmente gostam e esperam.

Além de acompanhar os fóruns e comentários nos fansites, nossos Community Managers coletam mais informações através dos nossos feedback forms e enquetes.
Esta é a situação atual. No entanto, não foi sempre assim. Logo no início do Tibia, muito pouca informação era coletada.Nós ainda temos uma versão muito velha e empoeirada do site do Tibia de 1997, e nela, nós só encontramos uma pequena parte com informações sobre a comunidade da época. Não haviam lista de highscore ou censo, apenas um pequeno mapa que mostra a Alemanha e a lista de jogadores de alguns outros países. De acordo com este velho web site, em 28 de Novembro de 1997, existiam ao todo 583 jogadores de Tibia ao redor do mundo.

Em outra versão do site do Tibia, datada do ano de 2000, já podemos encontrar um pouco mais de informações sobre a comunidade. Na versão de 15 de Setembro de 2000, vemos uma lista de highscore, na ocasião Arieswar era top com level 66, e as estatísticas das mortes começaram a serem geradas. Nesta época, foi feito até mesmo um censo, ele indicava a distribuição por levels, profissões, gêneros e residência.

Artigo-Set-03.png

Atualmente, nós também temos este tipo de informação e, internamente, ainda mantemos um tipo de censo, no qual nossos Community Mannagers algumas vezes apresentam a vocês, por exemplo: nos artigos do mês sobre estatísticas.

Como mencionado anteriormente, hoje nós fazemos muito mais. A comunidade cresceu imensamente, a CipSoft enquanto empresa também cresceu, e, o Tibia em si também cresceu muito. Se você olhar imagem do velho censo, notará que existiam apenas 2 cidades listadas como possíveis residências. Há 13 anos, estas erram as únicas cidades existentes, além de Rookgaard. Não existiam Edron, Venore, Ab’Dendriel, etc.

Obviamente, muita coisa mudou, e como foi falado anteriormente, além da coleta automática de dados e do acompanhamento dos fóruns e fansites, nós também trabalhamos com enquetes e feedback forms. A utilização dessas ferramentas começou muito antes de setembro de 2008, quando a equipe de Community Managers foi introduzida. Nesta época, grande parte da coleta dos feedbacks fazia parte das atribuições diárias da equipe de Customer Support.

Atualmente, nossos Community Managers realizam feedback forms gerais mensais, os quais que você pode preenches uma vez ao mês para nos informar o que tem em mente. Nós lemos e categorizamos todas as colocações feitas lá e, internamente, encaminhamos para as pessoas que estão no comando do processo da tomada de decisão.

Além desse feedback forms mensais, também são realizados feedback forms especiais com questões especiais. Algumas vezes, os resultado deles se tornam tópicos para nossos artigos em destaque, especialmente se o resultado é de grande interesse para toda comunidade.

As enquete são como questões mais rápidas. Elas a presentam ao jogador algumas possíveis respostas predefinidas e, também, fornecem o resultado automaticamente.

Internamente, nós temos mais algumas opções para ler e interpretar os resultados das enquetes mais do que os meros resultados globais que são apresentados ao público na sessão de enquete. Por exemplo, internamente nós podemos ver os resultados da enquete divididos em diferentes países, entre jogadores premium e free account. Também, podemos ver o número exato de jogadores que participaram.

Enquanto ferramenta, a enquete foi aperfeiçoada ao longo do tempo com novos recursos, isto também nem sempre foi assim. Foram os diferentes updates da ferramenta de enquete que possibilitaram que vocês possam acessar os resultados das enquetes mais antigas que não estão mais disponíveis para votação.

Somente enquetes feitas depois de 10 de Novembro de 2006 podem ser vistas na sessão se enquetes.
Esta ferramenta, no entanto, foi introduzida inicialmente em Outubro de 2004. Algum de vocês se lembra o que a primeira enquete perguntou?

Nós começamos perguntando uma questão bem direta sobre uma nova unidade monetária no Tibia. 19.082 jogadores enviaram seus votos na primeira enquete, e mais de 70% dos participantes decidiram que o nome da nova moeda do Tibia deveria ser crystal coins.

Artigo-Set-04.png

A segunda enquete que fizemos, em Novembro de 2004 foi sobre barras de skills: “Como parte do update de Natal nós estamos pensando em introduzir um indicador que mostra quanto falta para você avançar em cada skill. Qual sua opnião? Você acha que isto seria bom para o Tibia?”

Nesta enquete 93.59% de todos os 17,337 participantes escolheram que “barras na janela de skills” seria uma boa opção. Apenas 3.8% gostariam um indicador alternativo, e 2,27% queriam que deixássemos como era antes, ou seja, não mostrar quanto faltava para você avançar seus skills. Só 0.35% dos participantes disseram que não estavam interessados neste tópico e não se importavam se fossem ou não introduzidas barras de skill.

Para ser honesto, resultados tão distintos em uma enquete não são muito típicos. No entanto, Se você pensar sobre a pergunta da enquete, realmente faz sentido que se mostre o avanço das skills na mesma janela que as skills, onde mais colocaríamos esta informação? Então, apesar de tudo não é muito surpreendente.
Depois nossas primeiras experiências com esta nova ferramenta, e uma vez que os jogadores se acostumaram com ela, cada vez menos pessoas demonstraram interesse pelas enquetes, e o número de participantes logo despencou para 10.000.
Hoje, nós dificilmente alcançamos números tão altos de participantes. Porém, em enquetes que realmente tem importância, nós chegamos bem perto. Por exemplo: “Os Maiores Problema do Tibia”, e também em enquetes fáceis e divertidas, por exemplo “Adivinhe a Data do Update”.
Nós também já ultrapassamos, uma segunda vez, o limite dos 10.000 participantes, foi com a enquete “De onde você é?” realizada em Maio de 2009. Porém, nesta enquete, nós contamos com uma grande ajuda dos fansites na promoção desta enquete, especialmente dos fansites focados em jogadores de algum pais específico como por exemplo o TibiaBR.
Como você pode ver, em 2009, apesar de 26.56% dos participantes das enquetes afirmarem que eram do Brasil, na enquete dos que tinham premium, naquele momento, time apenas 20.48% disseram o mesmo.

No ano de 2005, nós fizemos as mesmas perguntas. Nesta vez, 44.29% de todos os participantes disseram que eram Brasileiros, mas somente 29.31% dos que possuíam premium time disseram que eram do Brasil.
Em uma pesquisa mais recente, em 2011, mais uma vez o Brasil apareceu no topo dos nosso clientes. Todos juntos, 29.38% dos participantes disseram que eram de lá, e 27.93% dos nossos clientes premium eram brasileiros de acordo com a pesquisa que foi feita em um feedback form.
Agora comparando estes números com alguns números reais, nós podemos ver imediatamente que os resultados das enquetes são frequentemente vagos e não refletem completamente a realidade. Enquetes podem apenas nos dar uma idéia. As porcentagens reais de clientes brasileiros premium eram de:
  • em 2005: 21.93% (comparado a 29.31% do resultado da enquete)
  • em 2009: 32.62% (comparado a 20.48% do resultado da enquete)
  • em 2011: 43,48% (comparado a 27.93% do resultado do feedback form)
Como você pode ver, na realidade, enquanto a proporção de clientes premium brasileiros está em constante crescimento e, na verdade, cresceu consideravelmente entre 2005 e 2011, esta tendência não é visível no resultado das esquetes.

A razão para isto pode ser que, com nossas enquetes, nós não alcançamos da mesma forma todos os grupos de jogadores. Elas não são feitas in-game, e aqueles que não visitam regularmente o http://www.tibia.com podem nem sequer saber da existência das enquetes semanais. Com esta ferramenta, nós só alcançamos os jogadores que falam inglês, que estão interessados no websites do Tibia e que, realmente, passam um tempo nele. Então, ao interpretar os resultados das enquetes, nós sempre temos que ter isto em mente e temos que validar os resultados de outras formas.

O que os resultados de uma enquete e uma pesquisa realmente nos dizem é que a proporção de brasileiros premium que participa das enquetes e pesquisas no nosso website não mudou muito ao longo dos anos. Em comparação aos números reais, nós podemos claramente perceber que a comunidade brasileira definitivamente está mal representada em nosso site.

Ser capaz de fazer enquetes in-game – enquetes nas quais você pode escolher responder diretamente quando você está logado – é um recurso que está na lista interna de desejos dos Community Managers. Aos nossos olhos, isto melhoraria significativamente a qualidade dos resultados das enquetes, uma vez que nós alcançaríamos não só muito mais jogadores mas também jogadores de todos os tipos. Porém, isto é um desejo futuro, uma vez que existem muitas questões mais urgentes que nossos desenvolvedores precisam cuidar primeiro. Todavia, olhando para o desenvolvimento da coleta de informações na CipSoft, e a importância do feedback, quem sabe o que o futuro pode nos trazer?

Tibia já vem evoluindo há muito tempo, e estamos felizes em poder acompanhá-lo mais ainda nesta evolução. Nós também estamos felizes e agradecidos por você acompanhar a nós e ao Tibia nesta viagem emocionante de longa duração!

Nos vemos no Tibia!
Seus Community Managers

Fonte:
Portaltibia

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